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Redação | Ponto de Vista | 17/05/2022
Empreender, ter seu próprio negócio, sozinho ou com equipe, já é uma jornada desafiadora. O que dizer, então, de empreender criando um negócio que busca gerar impacto social, ambiental e econômico e, ao mesmo tempo, alcançar faturamento. Esse foi o desafio ao lançar oficialmente, entre o final de 2019 e o começo de 2020, a Reciclo Beleza.
Antes disso, atuei por seis anos em um outro negócio, a Ecocidades, uma consultoria ambiental voltada à gestão de resíduos de todos os tipos. Nesse período, identifiquei nas visitas que fazia às cooperativas de reciclagem que muitos resíduos de beleza, perfumaria e cosméticos ainda tinham o destino de aterros sanitários. Daí veio a motivação e a oportunidade de trabalhar com um problema específico, de um nicho de negócios específico – o mercado de estética e beleza, perfumaria e cosméticos.
Na época, constatei em pesquisas que o Brasil era o quarto maior mercado consumidor de produtos e serviços de beleza no mundo. Logo, o tamanho do mercado era proporcional ao tamanho do problema. A quantidade de resíduos de beleza destinados a aterros sanitários e lixões era enorme.
Então lancei a Reciclo Beleza em um modelo de startup enxuta, fazendo testes e MVP (Mínimo Produto Viável), para chegar no modelo de negócios que temos hoje. As marcas e empresas de beleza e cosméticos adotam a solução Reciclo Beleza por meio de planos de assinaturas para dar a destinação ambientalmente adequada a resíduos coletados em Ecopontos. Esses pontos de coleta podem variar em design e ter displays grandes ou pequenos, de acordo com o espaço disponível no local de instalação.
As marcas que contratam a solução ganham o selo verde e certificado ambiental de logística reversa e reciclagem de embalagens pós-consumo, além de outros benefícios, de acordo com cada plano. Mas acredito que a maior vantagem para as empresas é ter a oportunidade de oferecer aos clientes a opção de levar as embalagens dos produtos até locais credenciados com a certeza de que os resíduos terão uma destinação ambiental correta.
As embalagens pós-consumo recebidas nos pontos de coleta credenciados são doadas para as cooperativas que fazem parte do projeto – Rede Reciclagem Empreendedora, onde monitoramos a destinação desses resíduos para a indústria recicladora e, os materiais de difícil reciclagem e comercialização pelas cooperativas, como batons, esmaltes e alguns tipos de plásticos, no segundo semestre de 2022, planejamos lançar uma tecnologia verde para transformar estes resíduos em piso de ciclovia sustentável, piso de quadra de esportes e pista de passeio sustentável, com objetivo de chegar a uma solução lixo zero no segmento de beleza e cosméticos.
As pessoas podem localizar os pontos de coleta – Ecopontos credenciados – no site e aplicativo Aibeleza.com. Para estimular as pessoas a criarem o hábito e a cultura de levar as embalagens de beleza nos locais credenciados, desenvolvemos, em parceria com outra startup, o programa de pontos e fidelidade sustentável DinDin Verde. Ao acumular DinDin Verde com a entrega de embalagens, as pessoas podem trocar os pontos por benefícios com as marcas participantes do programa Reciclo Beleza, projeto em fase de desenvolvimento.
Por ano, quase 80 milhões de toneladas de lixo são geradas no Brasil, mas reciclamos somente 4% desse total, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Enquanto as grandes empresas constroem parques de reciclagem próprios, os pequenos e médios negócios, como a nossa startup, apostam em criatividade, inovação, comunicação e educação dos consumidores para implantar processos de logística reversa e, assim, chegar ao lixo zero no segmento de beleza e cosméticos até 2030, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Uma utopia… Então vamos juntos nesta Jornada Sustentável na beleza!
Fabio Silva: Formado em Administração com formação específica em Gestão para Sustentabilidade. Sócio fundador da startup XTEC VERDE e Spin-Off com a Reciclo Beleza e a DinDin Verde.
Spin-Off é o lançamento de um produto ou negócio, a partir de uma empresa já existente.
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